FAM 2025 premia vencedores da 29ª edição

Set 10 | 2025

O festival premiou filmes de nove mostras competitivas em noite de Cerimônia de Encerramento no Cine Show Beiramar Shopping

O longa-metragem documentário Soñé Su Nombre, de Ángela Carabalí, da Colômbia e o curta-metragem La Falta, de Carmela Sandberg, uma coprodução da Argentina e Uruguai, são os vencedores das principais categorias da 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025.

A Cerimônia de Premiação encerrou os sete dias de Festival, que exibiu 78 filmes em nove mostras competitivas e convidados, de 11 países, e teve mais de 100 atividades, entre elas o Fórum Audiovisual, o 9º Encontro de Coprodução do Mercosul, especial Ibero-América e o Projeto Rally Panvision, edição Floripa 2025. O evento foi realizado na noite desta quarta-feira, 10, no Cine Show Beiramar Shopping, local onde também foram exibidos os filmes desta edição, que também contou com duas mostras no streaming, a Mostra Petrobras On-line, no plataforma do FAM no Youtube, e a Mostra ICPlay, no Itaú Cultural Play.

Com o cinema lotado e muitas participações emocionadas, a cerimônia, apresentada por Alissa Azambuja, diretora Artística e de Comunicação, entregou o Troféu Panvision de Melhor Filme aos vencedores da noite. Representando a Associação Cultural Panvision, participaram da abertura Marilha Naccari, diretora-presidente, Tiago Santos, diretor executivo, e o tesoureiro Marco Antônio de Lacerda. Participaram como convidados o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Carlito Merss, e Patrízia Velozo Rodrigues, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Marilha fez um agradecimento especial ao público: “Hoje é dia de encerrar com sala cheia, como foi ao longo da semana. Obrigada a todo público que nos reanima para chegarmos a 29 anos de festival”.

Tiago Santos reforçou o perfil do FAM: “Inclusão é o que a gente faz, é emocionante estar aqui com sala cheia. Temos chilenos, colombianos, bolivianos, paraguaios. Enfim, a América Latina representada. Agradeço aos parceiros e apoiadores que permitiram o festival, que também tem um papel importante para a economia criativa”.

Vencedores

O longa vencedor pelo Júri Oficial Soñé Su Nombre conta a jornada de Ángela e sua irmã pela Colômbia até as terras indígenas onde o pai, um agricultor afrodescendente, foi vítima de desaparecimento forçado. Já o curta de ficção La Falta apresenta a história de acolhimento de um diretor e os professores de uma escola primária para uma aluna de 9 anos que teve a mãe envolvida em um trágico acidente. Entre as produções catarinenses, o curta A Lua dos Beijos Silentes, de Mika Queiroz, foi o vencedor de melhor filme eleito pelo Júri Oficial e também pelo Júri Especial de Imprensa. Pelo Júri Popular, o filme preferido foi Adelante, Professora, de Ana Laura Baldo, produção de Florianópolis.

Entre os demais destaques, o curta Mãos Rapper, de Giuliano Robert (PR), foi o vencedor do Júri Oficial e Popular na Mostra Especial Lei Paulo Gustavo e recebeu menção honrosa do Prêmio RECAM, concedido pela Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul.

Antes da premiação das mostras, foram exibidos cinco curtas-metragens produzidos durante a 7ª edição do Projeto Rally Panvision, Edição Floripa 2025, que reuniu 30 entusiastas do audiovisual  de oito países da América Latina selecionados para vivenciar essa imersão no cinema de 100 horas: criar um curta-metragem durante o Festival. O desafio teve como tema “Hay que caminar liviano de equipaje”, uma homenagem a Malcon Moroz, colaborador da Associação Cultural Panvision falecido na semana passada. O vencedor foi o filme Noah, do Grupo 3, formado pelos brasileiros Alessandra Gomes da Silva,  Ana Priscila Cayres de Oliveira, Denizeli Cardoso, Welington Hors e Pedro Schneider e o colombiano Jannier Hurtado Gomez.

Alissa Azambuja encerrou a cerimônia de premiação convidado para o 30º FAM 2026, de 03 a 09 de setembro.

O  29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da  Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE -  Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Confira a lista completa de premiados do FAM 2025:

PROJETO RALLY PANVISION, EDIÇÃO FLORIPA 2025
Júri Oficial: NOAH
Equipe 3: Alessandra Gomes da Silva,  Ana Priscila Cayres de Oliveira, Denizeli Cardoso, Welington Hors, Pedro Schneider e Jannier Hurtado Gomez
Troféu Rally Panvision
Prêmio Apoiador PluralTec e Transforma Plataforma 

MOSTRA PETROBRAS ON-LINE (Youtube FAM)
Júri Popular: À FLOR DA PELE, de Danielle Villanova (RJ-BA)
Troféu Panvision

MOSTRA WORK IN PROGRESS - WIP
Júri Oficial: AL-BUHAYA, de Lucas Moro, Manuel Rossel (Brasil-Espanha)
Troféu Panvision + Prêmio Apoiador
Júri Popular:  DONDE DUERMEN LOS SUEÑOS, de Daniel Riglos (Peru)
Troféu Panvision

Prêmio Player - Andar Consultoria Audiovisual:
DONDE DUERMEN LOS SUEÑOS, de Daniel Riglos (Peru)
Prêmio Consultoria Jurídica em Coprodução Internacional

MOSTRA VIDEOCLIPES
Júri Oficial: D'ÁFRICA - PRETO TIPUÁ, de Chico Rasta (PI)
Troféu Panvision + Prêmio Apoiador
Júri Popular: FILOSOFA - SERENA CIGA & POCHEBEATS, de Ezequiel Soma (Argentina)
Troféu Panvision

MOSTRA INFANTOJUVENIL
Júri Oficial: NÃO É SOBRE PASTÉIS, de Tiago Ribeiro (MG)
Troféu Panvision + Prêmio Apoiador
Júri Popular: A HISTÓRIA DE AYANA, de Cristiana Giustino, de Luana Dias (RJ)
Troféu Panvision 

MOSTRA ESPECIAL LEI PAULO GUSTAVO
Júri Oficial: MÃOS RAPPER, de Giuliano Robert (PR)
Troféu Panvision + Prêmio Apoiador
Júri Popular: MÃOS RAPPER, de Giuliano Robert (PR)
Troféu Panvision

Menção Honrosa
AMERICANA, de Agarb Braga (PA)

MOSTRA CURTAS
Júri Oficial: LA FALTA, de Carmela Sandberg (Argentina-Uruguai)
Troféu Panvision + Prêmio Apoiador
Júri Popular: RAINHA, de Raul de Lima (PA)
Troféu Panvision

Prêmio Especial - Júri Oficial: "¡SALSA!", de Antonina Kerguelén Román  (Colômbia)

MOSTRAS LONGAS
Júri Oficial: SOÑÉ SU NOMBRE, de Ángela Carabalí (Colômbia)
Troféu Panvision + Troféu Apoiador
Júri Popular: KUARAHY ÁRA - EL TIEMPO DEL SOL, de Hugo Gamarra Etcheverry (Paraguai)
Troféu Panvision

Prêmio RECAM
Melhor Filme: LE PETIR ET LE GÉANT, de Isabela Costa (Brasil - França)
Prêmio: Cópia acessível para pessoas cegas e surdas e U$ 250 para integrar catálogos de circulação comercial da RECAM.
Menção Honrosa:
COISA DE PETRO, de Pâmela Peregrino (SE)
MÃOS RAPPER, de Giuliano Robert (PR)
MITÃ’I CHURI, de Elian Guerin (Argentina - Paraguai)
Prêmio: Circular nas páginas da RECAM

MOSTRA CURTAS CATARINENSE
Júri Oficial: A LUA DOS BEIJOS SILENTES, de Mika Queiroz (Florianópolis)
Troféu Panvision + Prêmio Apoiador
Júri Popular: ADELANTE, PROFESSORA, de Ana Laura Baldo (Florianópolis)
Troféu Panvision
Júri Especial Imprensa Catarinense: A LUA DOS BEIJOS SILENTES, de Mika Queiroz (Florianópolis)
Troféu Panvision
Menção Honrosa do Júri Especial Imprensa Catarinense: MASCATES DE SONHOS, de Kristel Kardeal (Blumenau, Itajaí, Penha, Florianópolis)

 

Últimas Notícias

Set 10 | 2025
FAM 2025 premia vencedores da 29ª edição

O festival premiou filmes de nove mostras competitivas em noite de Cerimônia de Encerramento no Cine Show Beiramar Shopping O longa-metragem documentário Soñé Su Nombre, de Ángela Carabalí, da Colômbia e o curta-metragem La Falta, de Carmela Sandberg...

Ler Mais
Set 10 | 2025
Fórum Audiovisual Mercosul tem oficina sobre distribuição

A atividade formativa trouxe profissional experiente da indústria audiovisual A programação do Fórum Audiovisual Mercosul, que faz parte do 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025, trouxe a oficina gratuita A distr...

Ler Mais
Set 10 | 2025
Fórum Audiovisual Mercosul oferece oficina sobre a linguagem musical no audiovisual

A capacitação foi realizada durante dois dias durante o FAM 2025 Stefano Vaccarino, gerente de repertório na editora Irmãos Vitale, no Rio de Janeiro, ministrou oficina sobre o uso da música no audiovisual, incluindo o processo de sincronização e l...

Ler Mais
background

Receba notícias sobre festivais, eventos e nossos projetos!