
A atividade formativa trouxe profissional experiente da indústria audiovisual
A programação do Fórum Audiovisual Mercosul, que faz parte do 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025, trouxe a oficina gratuita A distribuição desde o roteiro, com a argentina Gisela Chicolino, da agência de distribuição FilmstoFestivals, nos dias 8 e 9 de setembro, no Majestic Palace Hotel. O laboratório foi dividido em duas unidades chaves e teve como público-alvo realizadores que querem compreender e otimizar as estratégias de distribuição de suas obras.
Com um vasto conhecimento e experiência na curadoria do circuito internacional de festivais, Gisela, no começo da oficina, pediu para os realizadores e produtores presentes se perguntarem “Que tipo de filme é o meu filme?”. Ela salientou que é necessário que eles reflitam sobre isso antes de pensarem em qualquer estratégia de distribuição. “Entender meu filme, suas virtudes, suas limitações, suas possibilidades vai me permitir colocá-lo nos cenários mais adequados. Porque como todos sabemos bem nenhum filme é igual ao outro e não há só uma forma de pensar a distribuição”, destacou.
A primeira unidade tratada no laboratório foi voltada mais para a teoria. Gisela apresentou conceitos e princípios fundamentais que devem ser considerados para uma distribuição exitosa de um curta-metragem. Desde as decisões que são tomadas na etapa do roteiro até os aspectos finais da exibição. Auxiliou os participantes a aprenderem a identificar fatores que influenciam no decorrer de uma obra e como estratégias de distribuição se inter-relacionam com as diretrizes de programação do festival para maximizar seu potencial de seleção em circuitos internacionais. Trouxe exemplos de filmes que distribui, que foram selecionados para participarem de festivais, e contou quais estratégias foram consideradas e utilizadas.
Na segunda etapa, de análise e assessoramento, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos para uma análise detalhada do potencial das obras em circuitos de festivais. Gisela também os ajudou a traçar estratégias personalizadas para otimizar o alcance dos filmes.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.