
A capacitação foi realizada durante dois dias durante o FAM 2025
Stefano Vaccarino, gerente de repertório na editora Irmãos Vitale, no Rio de Janeiro, ministrou oficina sobre o uso da música no audiovisual, incluindo o processo de sincronização e licenciamento, no Fórum Audiovisual Mercosul, no 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul. A atividade formativa gratuita, voltada sobretudo para estudantes e produtores de audiovisual, advogados, artistas, empresários, músicos e compositores, foi realizada nos dias 8 e 9 de setembro no Majestic Palace Hotel.
Stefano é italiano e mora no Brasil desde 2013. Começou sua carreira como consultor na TV e já trabalhou na gravadora Universal Music Itália e na editora musical BMG em Milão. Ele é graduado em musicologia e tem experiência em áreas como marketing, sincronizações, direitos autorais e licenciamento.
Quando uma música é incluída em uma produção audiovisual, fala-se em sincronização. Então o primeiro dia da oficina foi dedicado para tratar deste tema e também do licenciamento de músicas para o audiovisual. Stefano explorou uma parte mais técnica, a parte legal, de direitos autorais e fonográficos. Foram examinados e explicados termos técnicos que são usados no processo de licenciamento tanto para cinema quanto para outras mídias que também envolvem intérpretes e compositores. Stefano apresentou conceitos básicos relacionados à temática e apresentou referência ao repertório e ao mercado estrangeiro.
O desenvolvimento da linguagem musical no audiovisual foi explorado no segundo dia de oficina. O gerente de repertório apresentou um panorama histórico, mostrando a evolução da integração entre música, imagens e sons, desde a origem do uso da música no cinema, que foi se desenvolvendo a partir do acompanhamento musical ao vivo durante a exibição dos filmes do cinema mudo.
“Não é só que você bota uma música para deixar o filme mais bonito, para alegrar as cenas, para criar uma ligação entre as cenas. Realmente a música pode mudar a intenção do filme, a montagem e também mesmo dar uma ideia narrativa”, disse. Passou pela origem do cinema sonoro e o surgimento de clichês musicais associados a temas fixados em tela. Citou diretores que compõem como Charles Chaplin, John Carpenter e Clint Eastwood, além de exemplos notáveis de parcerias entre compositores e cineastas ao longo da história do cinema como a de Hitchcock e Bernard Herrmann. Também trouxe exemplos do uso de músicas em filmes. No final abriu para perguntas.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.