Encontro aberto do Fórum dos Festivais é realizado no FAM 2025

Set 09 | 2025

A reunião contou com a participação da diretoria da associação, representantes de festivais e realizadores no Fórum Audiovisual Mercosul

Nesta terça-feira, 9,  foi realizado o Encontro Aberto do Fórum dos Festivais no Fórum Audiovisual Mercosul, que integra o 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025, no Majestic Palace Hotel. O encontro reuniu integrantes da gestão do Fórum - Aleques Eiterer, Aryanne Ribeiro, Josiane Osório de Carvalho (presidente) e Marilha Naccari - que está pela segunda vez no Festival, representantes de festivais não associados de diferentes regiões e realizadores audiovisuais em uma discussão que tratou de aspectos relacionados à mostras e festivais, como a criação de políticas públicas específicas. 

O Fórum é uma entidade que completou 25 anos e que reúne um conjunto de festivais e mostra de cinema associados, com representantes em todo o território nacional e também internacionalmente. Tem como base discutir políticas, mecanismos e dispositivos para os festivais de cinema no Brasil e no exterior. Buscam, junto ao Ministério da cultura, um edital com recursos dedicado à mostras e festivais, e discutem com a Secretaria do Audiovisual políticas para o setor.

Marilha Naccari, diretora-presidente da Panvision, que realiza o FAM, destaca a importância da presença do Fórum no Festival e da troca com outros festivais e realizadores em um encontro aberto. “É importante para que a gente diga de uma forma clara que nós também sabemos o que estamos fazendo aqui, no sentido que sabemos a importância do que estamos fazendo aqui e que precisamos, sim, do apoio de todo um ecossistema, não só de uma política pública, mas também de todo um setor de profissionais envolvidos do audiovisual.” “A gente precisa dessa percepção de autodependência de uma forma positiva, simbiótica”, completa. 

Em sua fala, Aryanne Ribeiro, compartilhou um pouco sobre sua experiência no circuito com a Mostra de Cinema de Fama, em Minas Gerais, realizada em uma cidade com cerca de 3 mil habitantes, e falou sobre o projeto em si. “A cidade vira o nosso equipamento. A gente faz em praça pública, utiliza os próprios prédios como espaço de execução de oficinas. Então a gente faz essa transformação da cidade, desenvolve economicamente”. “E uma coisa que eu acho importante hoje, o que o Fórum dos Festivais representa para quem está dentro do Fórum é essa rede mesmo de luta para que a gente possa criar essas linhas de fato de subsistência e existência dentro do setor”, diz.

Já Aleques Eitere falou sobre sua trajetória a partir do Festival de Cinema Universitário, do qual foi um dos coordenadores, que surgiu na Universidade Federal Fluminense, até a criação do Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades Primeiro Plano, voltado para os primeiros filmes. Ele,que está presente desde o início do Fórum, diz: “Eu acho que o Fórum tem essa importância de unir os festivais e dialogar com o poder público, procurar criar ação de políticas públicas e políticas de Estado, não de governo”, a fim de garantir mais estabilidade. Também falou sobre a dificuldade de captação de recursos para o Festival Primeiro Plano, que basicamente sobrevive com os editais estaduais, emendas de deputados e vereadores e alguns apoios, e as incertezas geradas por este fato: “A gente vive em uma montanha russa”, embora o Festival já tenha 23 anos.

A presidente Josiane Ozorio (Lobo FEST, Festival Internacional de Filmes e Fic Fantástica / DF), que mediou a conversa, destacou o papel dos festivais de auxiliar, impactar, como sociedade civil na construção de políticas públicas para o setor. Ela anunciou a implementação de uma agenda pública a favor de uma audiência pública para debater e discutir o setor de mostras e festivais com a presença de diretores e produtores. 

O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da APRO, da BRAVI e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais. 

Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
    O  29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da  Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE -  Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Últimas Notícias

Set 10 | 2025
FAM 2025 premia vencedores da 29ª edição

O festival premiou filmes de nove mostras competitivas em noite de Cerimônia de Encerramento no Cine Show Beiramar Shopping O longa-metragem documentário Soñé Su Nombre, de Ángela Carabalí, da Colômbia e o curta-metragem La Falta, de Carmela Sandberg...

Ler Mais
Set 10 | 2025
Fórum Audiovisual Mercosul tem oficina sobre distribuição

A atividade formativa trouxe profissional experiente da indústria audiovisual A programação do Fórum Audiovisual Mercosul, que faz parte do 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025, trouxe a oficina gratuita A distr...

Ler Mais
Set 10 | 2025
Fórum Audiovisual Mercosul oferece oficina sobre a linguagem musical no audiovisual

A capacitação foi realizada durante dois dias durante o FAM 2025 Stefano Vaccarino, gerente de repertório na editora Irmãos Vitale, no Rio de Janeiro, ministrou oficina sobre o uso da música no audiovisual, incluindo o processo de sincronização e l...

Ler Mais
background

Receba notícias sobre festivais, eventos e nossos projetos!