
Filmes serão exibidos na Cerimônia de Encerramento e Premiação do FAM 2025 nesta nesta quarta-feira (10)
O cronômetro parou! Os curtas produzidos no Projeto Rally Panvision, Edição Floripa 2025, foram entregues na noite desta terça-feira (9), após 100 horas intensas de trabalho. As produções serão exibidas nesta quarta-feira (10), na Cerimônia de Encerramento e Premiação do 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025.
A 7ª edição da maratona cinematográfica reuniu 30 participantes de diferentes idades e de oito países da América Latina. Divididos em cinco grupos, eles tiveram o desafio de criar um curta-metragem de até cinco minutos a partir do tema “Hay que caminar liviano de equipaje”, uma homenagem a Malcon Moroz, colaborador da Associação Cultural Panvision falecido na semana passada.
O encontro aconteceu no final da tarde, no Majestic Palace Hotel. A medida que o relógio se aproximava das 19h, prazo para a entrega dos curtas, o apito tocava para alertar que o tempo estava acabando. Enquanto algumas equipes finalizaram faltando vinte, dez minutos, outros aproveitaram até o último segundo. Conforme o tutor Iván Molina foi confirmando a entrega dos curtas, os integrantes dos grupos aplaudiam e gritavam para comemorar. Todos os cinco curtas foram entregues. “Alívio”, “ansiedade”, “confiança”, “felicidade” foram algumas das palavras usadas por participantes da imersão para definir seus sentimentos após a entrega.
O diretor executivo da Panvision, Tiago Santos falou “O maior ganho do Rally é essa vivência, essa interação, é essa amizade, que espero que perdure”. A diretora artística e de comunicação Alissa Azambuja agradeceu a participação das 30 pessoas que aceitaram passar por este desafio. A diretora-presidente da Panvision, Marilha Naccari, disse “Vocês não só sobreviveram, superaram, como deram um salto na carreira de vocês”, destacando a importância da experiência adquirida nas 100 horas e a potência da maratona cinematográfica de gerar oportunidades, parcerias, entre outros frutos.
A tutora Joyce Prado se disse muito feliz e emocionada com o trabalho que foi feito e agradeceu a escuta da parte dos participantes. Já Spike Luu, também tutor, falou: “Todos nós conseguimos propor esse momento de troca. Saímos um pouco maiores e mais quentes do que quando chegamos”. O mentor Iván Molina declarou: “Agora é a minha família”. “Para mim é muito especial fazer cinema desta maneira. Seguiremos todos juntos”, disse o coordenador Ricardo Kenski emocionado.
Agora, os filmes seguem para a finalização com recursos de acessibilidade (legendas e Libras) e serão exibidos ao público no Cine Show Beiramar Shopping, amanhã durante a Cerimônia de Encerramento e Premiação do FAM 2025, às 19h. Pela manhã, o júri formado por três profissionais do audiovisual se reunirá para avaliar as produções e escolher o vencedor, que receberá o Troféu Rally Panvision de Melhor Filme.
O Projeto Rally Panvision, Edição Floripa 2025 tem coordenação e tutoria de Ricardo Kenski, com a participação dos tutores Joyce Prado e Spike Luu, além do mentor Iván Molina. Todos os selecionados receberam bolsas com hospedagem, alimentação e ajuda de custo para participar da experiência em Florianópolis.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.