Encontros SEBRAE traz palestra sobre internacionalização no FAM 2025

Set 08 | 2025

O módulo sobre o tema encerrou os a atividade nesta edição do Festival 

Laura Rossi foi a convidada dos Encontros SEBRAE desta segunda-feira (8) para falar sobre o módulo seis da segunda edição do Projeto Objetiva, que trata de internacionalização, no Fórum Audiovisual Mercosul, que faz parte do 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025. Ela, que esteve à frente da área internacional da produtora Gullane nos últimos sete anos, propôs uma reflexão sobre a importância da internacionalização. A palestra aconteceu no Majestic Palace Hotel.

Formada em Cinema pela FAAP e Mestre pela NYU, Laura se especializou na área de negócios. Tem MBA em Gestão de Negócios e Inteligência de Mercado pela FIA. Já  trabalhou com distribuição e curadoria de filmes latino-americanos em Nova Iorque através do Projeto Cinema Tropical. E hoje atua como head de investimentos em uma empresa de gestão de ativos alternativos que tem um dos focos a área audiovisual.

A questão principal abordada neste último Encontro SEBRAE foi “Por que internacionalizar?”. Laura fala que, embora seja um processo complexo, que aumenta a burocracia e muitas vezes o custo dos projetos, seja para fazer coprodução ou distribuir internacionalmente, ela defende principalmente a sustentabilidade do negócio. “Eu acho que o cinema só é sustentável se você maximizar o número de pessoas que vão assistir àquela obra”. Então ela destaca a importância de pensar a internacionalização para produzir projetos maiores.

Laura fala que acredita que a sustentabilidade vem principalmente da diversificação de fontes. Na parte do financiamento, aconselha realizadores e produtores a considerarem fontes internacionais e mostra dois caminhos possíveis: fundos internacionais e a dupla nacionalidade, que é “a famosa coprodução internacional”.

Um outro ponto em que Laura considera a internacionalização um divisor de águas é a parte de promoção. “Para um certo tipo de filme, certos tipos de festival eles têm a capacidade de aumentar o potencial comercial e o potencial de alcance dos filmes”. Ela deu o exemplo do filme brasileiro em Cannes O Agente Secreto e Motel Destino. Também destacou que festivais são parte de uma estratégia de comercialização e que sob o ponto de vista da internacionalização eles são o começo, e não o fim.

A comercialização foi colocada como o principal ponto da sustentabilidade. “Na prática eu vivenciei isso. Filmes que se você fizer eles só para o mercado brasileiro, eles não se justificam, mas quando você pensa neles a nível de exploração mundial, os números são muito interessantes”, relata Laura, e fala da existência de um efeito multiplicador. 

Antes de abrir para perguntas do público, Laura terminou sua palestra com a frase “internacionalização não é sempre para fora” e defendeu que também funciona para dentro. “O Brasil é extremamente interessante para parceiros internacionais. E nós, como empresas brasileiras, a gente pode ser esse elo para empresas internacionais que queiram filmar aqui dentro”, disse. 

Este módulo do Projeto Objetiva está disponível online, no site www.objetivaaudiovisual.com.br.

O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da APRO, da BRAVI e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais. 

Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O  29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da  Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE -  Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

 

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