
Rede de Films Commissions tem 27 iniciativas participantes
O Encontro Aberto da Rede de Film Commissions, na programação do Fórum Audiovisual Mercosul nesta segunda (9) no FAM 2025, teve a participação de Daniel Celli, coordenador da Rio Film Commission e membro da Rede de Film Commissions do Brasil - Refic e de Marilha Naccari, diretora presidente da Panvision. Evento foi realizado no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.
A Rio Film Commission faz parte da estrutura da RioFilme, empresa pública de fomento ao audiovisual da cidade do Rio de Janeiro. Já a Rede de Films Commissions é informal e reúne 27 iniciativas no país. “O que se viu nas últimas décadas foi o lançamento de várias iniciativas, mas não estruturação. As film commissions vêm garantir previsibilidade e segurança jurídica às produções, para tornar uma cidade film friendly, atrativa às produções”, considerou.
Conforme Celli, está em discussão uma film commission nacional, com participação de instituições como SAv/MinC, Bndes, Apex Brasil, Embratur, Ancine e Ministério das Relações Exteriores. Também foram criadas empresas públicas para promover o audiovisual, como a Bahia Filmes, Ceará Filmes e está em discussão a SC Filmes. Marilha Naccari lembrou que há 19 anos a film commission de Santa Catarina foi criada por lei e que ainda não se efetivou.
O evento também contou com a participação do deputado estadual Marquito, que fez a entrega simbólica de uma emenda do seu mandato para a Associação Cultural Panvision, a fim de mapear iniciativas de sustentabilidade no audiovisual em todo o território catarinense, e promover atividades de formação com foco em sustentabilidade para o setor, atividades no âmbito da Rede Ecovision.
“Temos uma preocupação em comum que é o meio ambiente e a sustentabilidade. Na Frente do Audiovisual na Alesc, lançada há dois anos aqui no FAM, somos um número significativo de deputados para dar visibilidade a todo o ecossistema do audiovisual de Santa Catarina e sensibilizar gestores em torno da estratégia socioambiental das produções deste setor criativo de baixo impacto ambiental e grande retorno”, disse o deputado.
“Ficamos muito felizes com esse recurso, que vai permitir dar um foco regional ao nosso trabalho de sustentabilidade, poder fazer um catálogo específico de fornecedores sustentáveis e também uma calibração da nossa calculadora Ecovision para o estado”, complementou o diretor executivo da Panvision, Tiago Santos.
O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da APRO, da BRAVI e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.