
Encontro teve presença de representantes da secretaria do Audiovisual (MinC), SEBRAE e RioFilme
A partir de exemplos de cidades que colocam a indústria audiovisual na dianteira e com estímulos de investimentos de políticas públicas como os novos arranjos regionais, o Fórum Audiovisual do Mercosul no FAM 2025 reuniu nesta segunda-feira (8), Milena Evangelista (SAv/MinC), Nayara Bernardes (SEBRAE/MG), Leonardo Edde (RioFilme) e Josiane Minuzzi (SEBRAE/SC) para discutir a descentralização da cultura no Brasil. O evento ocorreu nesta segunda-feira (8), no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.
Milena Evangelista observou que a economia audiovisual está fortalecida e capilarizada, com efeitos traduzidos em produção qualificada, empregos e ativação de territórios, lembrando que o setor audiovisual está à frente dos setores farmacêutico, eletrônico e têxtil, com um faturamento de R$ 26,7 bilhões (dados de 2018).
Para a Lei Paulo Gustavo foram destinados R$ 3,9 bilhões, alcançando 95% dos municípios brasileiros. A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) alcançou R$ 15 bilhões entre 2023 e 2025. “Temos uma porcentagem para ações continuadas, festivais, linha para formação de gestores, o recurso está chegando nos municípios, existe uma aproximação para sensibilizar aos temas da cultura”.
Quanto aos arranjos regionais, lançados em junho, são R$ 300 milhões. O FSA irá multiplicar o investimento, na região FAMES (MG, ES e os três estados do Sul), o valor vai quadruplicar. Para cada R$ 1 investido retornarão 4, incluindo atividade cineclubista, difusão, formação, game, pesquisa, conteúdos para infância e preservação.
Nayara Bernardes, coordenadora de economia criativa do SEBRAE-MG, citou o programa Sacri-Sebrae Aceleração Criativa, que fornece mentoria on-line a mais de mil cidades sobre administração de recursos da cultura. Além disso, coordena o Max - Minas Gerais Audiovisual Expo, mercado audiovisual na 10ª edição, plataforma de desenvolvimento e um laboratório, que recebeu na última edição 17 estados com 600 projetos, representando produtores independentes fora do eixo,
Leonardo Edde, presidente da RioFilme e produtor na Urca Filmes, trouxe o exemplo de sucesso da instituição criada em 1992 que proporcionou os resultados de hoje. O Rio se tornou a cidade mais filmada da América Latina, passando a Cidade do México e Paris, com 4 mil diárias de filmagem em 2024 e 25 sets de filmagem em paralelo. “Num país com mais de 5.500 municípios, nos acostumamos a esperar ações do governo federal, mas não podemos colocar esse peso todo no Ministério da Cultura, temos que ter iniciativas locais partindo dos municípios”. O RioFilme conectou as secretarias e órgãos da prefeitura para desburocratizar processos e estimular produções não só na capital, com efeitos estaduais também.
O Fórum dos Festivais do Mercosul segue com agenda até amanhã, terça-feira.
O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da APRO, da BRAVI e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.