
Encontro nesta segunda (8), teve participação de Jana Wolff, do mercado alemão
As particularidades dos principais mercados do audiovisual mundial e as possibilidades para o cinema latino-americano foram apresentadas por Jana Wolff, do European Film Market, mercado audiovisual da Berlinale, na Alemanha, na palestra Acesso ao Mercado Internacional, dando início ao Fórum Audiovisual Mercosul do FAM 2025. O evento ocorre no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.
Executiva do EFM, ela destacou as principais entradas para produções e profissionais latinos no mercado alemão, por onde circulam 12 mil pessoas durante o Festival de Berlim. “O European Film Market é o maior, tem envergadura, tem distribuidores e agentes de vendas buscando para seus países, são 800 filmes e 40 salas de negócios ao mesmo tempo”, enumera.
Para quem está dando os primeiros passos internacionais, indica estudar bem as possibilidades para não se frustrar e cita como melhores caminhos o Visitors Program, a Berlinale Talents e o World Cinema Fund. O primeiro funciona por meio de instituições como Cinema do Brasil e Incaa, que selecionam participantes e custeiam a ida. O Berlinale Talents reúne 250 pessoas do mundo e de todos os setores. “São atores, roteiristas, figurinistas, indústria, é para todos, iniciativa muito boa que vale a pena se inscrever, mas deve-se ter pelo menos cinco anos de experiência na indústria”.
O World Cinema Fund é aberto duas vezes por ano, e disponibiliza fundos para apoiar países com menos recursos ou com cinematografia menos reconhecida, uma oportunidade de firmar coprodução com Alemanha e Europa e estabelecer vínculos.
Jana aconselha as produtoras terem um agente de vendas para o mercado internacional. “É genial ter um agente de vendas que o representa em nível mundial, senão é muito trabalho para o produtor, e a maioria das produtoras não tem, o que ajuda é buscar agência de festivais”, finaliza.
O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da APRO, da BRAVI e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.