
Estiveram presente no evento 30 representantes dos projetos catarinenses selecionados para a fase de mercado
Neste domingo (7), a programação do 9º Encontro de Coprodução do Mercosul, especial Ibero-América - ECM+LAB 2025, que faz parte do FAM 2025, contou com apresentações de projetos que participaram do ECM+ LAB, etapa Santa Catarina, voltada para produtores do estado, realizada de 6 a 10 de maio em Lages. Quinze projetos catarinenses, dos vinte e oito que estiveram na etapa SC presencial, foram selecionados na modalidade Negocial da Fase de mercado.
Os pitchings aconteceram na parte da manhã e à tarde, no Majestic Palace Hotel, em três momentos. Realizadores e produtores dos projetos da etapa SC, em busca de parcerias, coproduções, financiamento, distribuição e internacionalização, tinham 7 minutos no total para apresentar seus projetos e responder perguntas de representantes de players do mercado audiovisual que estavam presentes.
Primeiro, às 9h, foram apresentados os projetos de curtas de ficção: Do Alto do Morro Pro Fundo do Mar; O Suplício de Adaga, Orquídeas e Transpira. Às 10h foi a vez dos longas de ficção: Latifúndio Vertical, Aonde foi que eu errei?, O Álbum das Avós... Mulheres Invisíveis e Em Busca de Equilíbrio, que seguiram às 14h, com Ilha do Desterro, Olha como ela corre, Paraíso e A Semente e a Onça.
Três projetos da etapa SC de obras seriadas foram apresentados no sábado (6) na categoria séries, ficção, documentário e híbrido. São eles: Tempero no Cais, Território em Jogo – Mulheres Indígenas, Futebol e Resistência e Motorhomeira.
Os projetos apresentados são de obras de ficção, documentários ou híbridas. Elas discutem temas como memória e ancestralidade; raça e sexualidade; pertencimento e identidade cultural; e questões ambientais.
O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da APRO, da BRAVI e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.