
Atividade presente na Mostra Work In Progress permite que diretores ouçam o público e refinem sua obra antes do lançamento
Fortalecer o cinema independente latino-americano é uma das propostas do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul — FAM 2025, desde 1997. Em sua 29ª edição, essa missão é refletida com a democratização do acesso a ferramentas do mercado audiovisual. A Mostra Work In Progress – WIP, em 2025, pelo segundo ano consecutivo, realiza o chamado Teste de Audiência.
As exibições da Mostra que apresenta filmes em processo de finalização, são realizadas de forma exclusiva para os participantes do Teste de Audiência na Sala Petrobras, palco de uma das atividades mais almejadas na indústria cinematográfica, aqui levadas ao alcance de produtores independentes.
Em 2025, a companhia entra como Patrocinadora Master do FAM, apostando na ampliação de horizontes e emoções compartilhadas por meio de uma das maiores fontes de energia do país: a Cultura. Ao fazer parte do espaço onde produtores independentes e público de Florianópolis têm acesso direto à ferramentas importantes do mercado audiovisual, a Petrobras investe na força da arte como desenvolvimento humano.
Segundo a mediadora dos testes de audiência, Patricia Pahl, a ação é de extrema importância para os realizadores, que têm a oportunidade de previamente ter um retorno da visão do público, diferente da visão de mercado e profissionais do audiovisual. “Às vezes ficamos tão apaixonados por uma história, que perdemos um pouco o foco. Para o diretor, as coisas podem estar muito claras, mas para quem vê pela primeira vez não. Eu acredito que é uma chance de acertar a narrativa para aquilo que você quer contar. É uma chance não só do público participar criativamente, mas do realizador saber se está passando aquilo que sempre quis passar com o filme”, destaca Patricia, que possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de audiovisual e marketing, liderando projetos criativos, estratégias de comunicação e equipes multidisciplinares.
Patricia conduz um formulário com perguntas personalizadas para cada obra, e os participantes são instigados a apresentar suas percepções, interpretações, dúvidas e sugestões do que foi assistido. As questões tratadas vão desde tópicos técnicos — como duração, ritmo da narrativa, personagens, correspondência de gênero — até as individuais percepções do público. Com esse retorno, é produzido um relatório ao diretor do filme, que pode acatar ou não as sugestões e realizar adaptações finais no seu projeto.
“É uma iniciativa incrível do FAM a de proporcionar o Teste de Audiência, porque é algo que os estúdios e streamings fazem muito, e é custoso, porque é muito afetivo. Aqui vamos conseguir entender como esse filme afetou cada pessoa; algo que você não experiencia quando coloca seu filme no mundo. Porque a arte é um diálogo. E o festival vai proporcionar isso", conclui Patricia.
As sessões da Mostra WIP do FAM 2025 acontecem até 9 de setembro, sempre às 19h30 na Sala Petrobras, do Cine Show do Beiramar Shopping, em Florianópolis. A companhia contempla o festival pela seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, com recursos da Lei Rouanet. A programação completa do Festival está disponível no site oficial www.famdetodos.com.br e nas redes sociais (@famdetodos).
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da APRO, da BRAVI e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.