
Gabriel Gurman foi convidado pelo Projeto Objetiva, que tem como missão capacitar o mercado audiovisual, para falar sobre o tema
A programação do 9º Encontro de Coprodução do Mercosul - ECM+LAB, especial Ibero-América de domingo (7) contou com mais um dos Encontros SEBRAE, no Majestic Palace Hotel. Foi a vez do produtor, distribuidor e exibidor Gabriel Gurman, que falou sobre distribuição e comercialização com o público, composto sobretudo de produtores. Depois da apresentação, ele abriu um espaço para perguntas da plateia.
Com quinze anos de carreira, Gabriel trabalhou na rede de cinemas Cinemark, Paris Filmes, no streaming Netflix e também fundou a distribuidora Galeria. Ele, que já passou pelas áreas de produção, distribuição e exibição, apresentou um contexto através de dados relacionados ao mercado brasileiro, falou sobre a estrutura e papel das distribuidoras nos projetos, seu envolvimento no processo de produção e lançamento da obra, passou noções que os produtores precisam ter em mente ao procurar uma distribuidora, entre outros assuntos relacionados à temática.
“A gente tem um mercado brasileiro potencial enorme, mas um mercado que carente na formação de público”, diz. Ele diz que o público brasileiro não é acostumado a ir ao cinema, em comparação a países como o México, por exemplo. Os dados mostram também que o país também tem poucos cinemas e, além disso, poucas salas por cinemas para um grande número de estreias por semana. “É uma dificuldade gigantesca para o exibidor conseguir absorver aquilo, e, logicamente, para o distribuidor conseguir entrar com o seu filme”, analisa.
Sobre o trabalho de distribuidor, ele comentou que as pessoas costumam dizer que “O conteúdo é rei”, mas fala que “se ninguém ligar para esse conteúdo, esse rei vai estar sozinho”. Então diz: “A parte mais difícil deste conteúdo, desse rei, é chamar a atenção do reino”, e a função da distribuidora é torná-lo atrativo.
Gabriel também afirma que os filmes são produtos que precisam gerar um retorno financeiro, dado o investimento. “Para nós distribuidores, aquilo [as obras] é sim um produto que precisa não só rentabilizar dentro daquele lançamento, mas também possibilitar os próximos lançamentos que vem dali para frente”, diz. Ele também falou sobre as transformações que o setor está sofrendo, com o streaming virando a primeira janela para vários projetos, o que considera muito rico e diz contribuir de várias formas.
O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da APRO, da BRAVI e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.