Sala Petrobras do FAM 2025 exibe mostra inédita

Set 07 | 2025

Mostra Especial Lei Paulo Gustavo tem cinco filmes que concorrem à premiação no último dia de Festival

Mais uma novidade do 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025, a Mostra Especial Lei Paulo Gustavo foi realizada na tarde de sábado, 6, na Sala Petrobras no Cine Show Beiramar Shopping. Em uma sessão lotada, com forte presença da comunidade surda, foram exibidos cinco filmes — do Pará, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Ceará —, realizados com recursos da lei de incentivo, e que concorrem ao prêmio de Melhor Filme pelo Júri Oficial e Júri Popular.

A diversidade de gêneros é um dos destaques da Mostra Especial LPG, que traz filmes viabilizados pela lei de incentivo do Ministério da Cultura do Governo Federal.  Abraçando diferentes públicos, a sessão teve produções de terror, comédia e drama, além de obras documentais. Como forma de aproximar ainda mais o público da temática dos filmes e dos realizadores, a sessão especial promoveu ainda um momento de conversa ao fim da exibição. A atividade foi mediada pela roteirista, diretora e produtora, Rastricinha Dorneles, e teve a participação de representantes dos filmes Esta Noite Minha Alma Partirá, do diretor Igor Vasco; Mãos Rapper, dirigido por Giuliano Robert; e Americana, de Joedson Kelvin e Renata Fortes.

“Esse projeto, a Mostra Especial Lei Paulo Gustavo, abraça a diversidade do audiovisual brasileiro, traz pessoas que não estavam representadas na tela aqui para o shopping, ao encontro de vocês. E graças a lei de incentivo, da onde esses filmes de hoje vieram, tem muito mais”, destacou Rastricinha Dorneles, abrindo a mediação da conversa. 

No bate-papo, os representantes puderam compartilhar mais sobre o processo de produção das obras, suas inspirações, o papel da Lei Paulo Gustavo na execução e resultado dos projetos, e importância das narrativas. O público, podendo participar ativamente, teceu elogios ao conteúdo dos filmes e a reflexão trazidas pelas produções.

“O que eu acho mais legal é estar aqui com as pessoas e ouvir sobre os filmes, as opiniões, ideias, o que as histórias trazem à tona. Está sendo muito especial para mim, por isso fico tão feliz de Esta Noite Minha Alma Partirá estar no FAM. Por ser um filme de terror, que já tem uma certa resistência nos festivais, conseguir exibir aqui, ainda mais em uma mostra dedicada à Paulo Gustavo, onde foram feitos milhares de filmes no Brasil… É uma felicidade muito grande”, relatou o diretor Igor Vasco, presente na conversa.

Mais um destaque foi a estreia do filme Mãos Rapper. Representando a comunidade surda em tela e nos bastidores — são mais de 50 pessoas surdas por trás das câmeras —, o artista Diegho Silva, o diretor Giuliano Robert e o roteirista Jonatas Medeiros compartilharam sobre a necessidade de apresentar como a comunidade é diversa, em identidades e personalidades. E com uma produção feita por pessoas surdas, também inspirar, através do cinema, para que os surdos se sintam representados e os ouvintes se sintam provocados.

“Eu quero agradecer muito por esse espaço, porque, para mim, esse retorno das pessoas  foi um incentivo. E também me senti representado ali. Foi uma troca muito gostosa. Me sinto muito orgulhoso de estar nesse momento, no FAM, com todos os meus amigos, trazendo esse momento de representatividade da comunidade surda”, agradeceu Diegho, personagem principal do filme. O roteirista, Jonatas, também destacou a visibilidade. “Temos 10 milhões de pessoas surdas no Brasil, mas não temos uma produção forte na área do cinema. Já passou da hora. A gente precisa aparecer, precisa se sentir representado, precisa pensar nas libras nas produções audiovisuais. Queremos pessoas surdas ocupando esses espaços”.

Celebrando o cinema como linguagem universal, a escolha da sala para a exibição especial da Mostra LPG foi a da patrocinadora master do FAM 2025, Petrobras. Neste ano, o festival foi um dos contemplados pela maior seleção pública da história da companhia: a Petrobras Cultural – Novos Eixos. Com essa parceria, Panvision e Petrobras propõem a conexão com histórias brasileiras, tanto em tela como em debate, impulsionando a energia criativa.

A Sala Petrobras ainda exibe, até 9 de setembro, às 19h30, as sessões da Mostra WIP, com Teste de Audiência para filmes em processo de finalização. A programação completa do Festival está disponível no site oficial www.famdetodos.com.br e nas redes sociais (@famdetodos).

Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades. 

O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da APRO, BRAVI e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais. 

O  29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da  Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE -  Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

 

Últimas Notícias

Set 10 | 2025
FAM 2025 premia vencedores da 29ª edição

O festival premiou filmes de nove mostras competitivas em noite de Cerimônia de Encerramento no Cine Show Beiramar Shopping O longa-metragem documentário Soñé Su Nombre, de Ángela Carabalí, da Colômbia e o curta-metragem La Falta, de Carmela Sandberg...

Ler Mais
Set 10 | 2025
Fórum Audiovisual Mercosul tem oficina sobre distribuição

A atividade formativa trouxe profissional experiente da indústria audiovisual A programação do Fórum Audiovisual Mercosul, que faz parte do 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025, trouxe a oficina gratuita A distr...

Ler Mais
Set 10 | 2025
Fórum Audiovisual Mercosul oferece oficina sobre a linguagem musical no audiovisual

A capacitação foi realizada durante dois dias durante o FAM 2025 Stefano Vaccarino, gerente de repertório na editora Irmãos Vitale, no Rio de Janeiro, ministrou oficina sobre o uso da música no audiovisual, incluindo o processo de sincronização e l...

Ler Mais
background

Receba notícias sobre festivais, eventos e nossos projetos!