
Segundo encontro teve participação da consultora Eva Laurenti
Caminhos possíveis para as produtoras alcançarem recursos foram apontados por Eva Laurentis, consultora em formatação e gestão de projetos culturais nos Encontros Sebrae, parte do 9º Encontro de Coprodução do Mercosul, Especial Ibero-América - ECM+LAB 2025, neste sábado (6).
Com passagens na Ancine, secretaria municipal de Cultura de São Paulo e TV Cultura, Eva exortou os produtores a irem além das formas de fomento direto. “Os editais são a porta de entrada, mas não podem ser a porta de ficada, a depender da onda política podemos ter épocas complicadas”, disse. Mas estamos num momento favorável, os editais da Ancine terão suplementação considerável nos próximos meses e há o retorno dos editais de desenvolvimento de roteiro.
Conforme dados da Ancine, há 11.505 produtoras independentes registradas, mas 10.704 estão no nível 1, e a imensa maioria é de empresas com uma só pessoa. “No nível 5, o superior, temos somente 81 empresas, essa quantidade esmagadora no nível inicial revela também a falta de acesso a recursos públicos”, disse. Ela aconselha buscar subir de nível para alcançar outros patamares de investimento, fazer um mapa de parceiros investidores e buscar conhecer apoiadores regionais.
A plataforma Prosas possui um banco de dados de comportamento investidor das empresas, a Associação Brasileira de Captadores de Recursos disponibiliza uma série de materiais sobre captação e a Brada Social possui uma ferramenta que faz o match entre empresas patrocinadoras e projetos. Resta ainda a possibilidade de crowdfunding, como exemplo apresentou o filme Eu Maior, que captou R$ 208 mil, de 600 apoiadores com cotas de R$ 100,00 e dedução do imposto de renda.
O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da APRO, da BRAVI e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.