
Pela primeira vez na programação, os realizadores da Mostra Work In Progress realizaram speed pitching, além de exibir seus longas em Teste de Audiência
De forma inédita, o 9º Encontro de Coprodução do Mercosul especial Ibero-América – ECM+LAB 2025, realizou nesta sexta-feira, 5, a Apresentação de Filmes da Mostra Work In Progress – WIP. Em formato de speed pitching, os realizadores dos cinco filmes selecionados apresentaram seus longas-metragens, atualmente em processo de finalização, para players audiovisuais e participantes do encontro de mercado do 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025. A programação do festival segue até 10 de setembro.
Na dinâmica, diretores ou representantes tiveram até três minutos para apresentar seus projetos, incluindo enredo, andamento da produção e de que forma buscam parcerias. Em seguida, quatro players do ECM+LAB 2025, em mais quatro minutos, puderam tirar dúvidas e solicitar mais detalhes da produção, de modo a se aprofundar nos projetos interessados.
Participaram do speed pitching da Mostra WIP: Rosalía Ortiz, da Punctum Sales; Gisela Chicolino, da FilmsToFestivals Distribution Agency; Lidia Damatto, da More Than Films; e Alfonso Miller, do Festival Internacional de Cine en Guadalajara. Dois filmes foram apresentados de forma virtual — Brutus, pelo diretor Marcelo Toledo, e El Gaga de La Cejas, com o diretor Jeissy Trompiz. Pedro Posser abriu as apresentações, representando o longa Al-Buhayra, seguido pelos diretores de Donde Duermen Los Sueños e Mistério No Seridó.
"É muito importante que o filme seja apresentado a pessoas da indústria e do cinema, é nesse espaço que temos a oportunidade de conversar com elas, despertar o interesse e ver com quem podemos trabalhar. Também é muito importante ver como o público reage ao filme. Ainda não tivemos essa oportunidade. Eventos assim são super necessários, porque impulsionam bastante a indústria cinematográfica", destaca Daniel Riglos, diretor de Donde Duermen Los Sueños.
WORK IN PROGRESS NA SALA DE CINEMA
O filme de Daniel abriu, à noite, no Cine Show Beiramar Shopping, a primeira sessão da Mostra WIP. Logo após, o seleto público — formado por participantes do ECM+LAB 2025 e convidados inscritos através do formulário de Teste de Audiência — participou de uma discussão com a mediadora Patricia Pahl. Na atividade, o público é espectador ativo, e tem a tarefa de relatar sua experiência com a obra assistida, apontando percepções, opiniões e interpretações que podem colaborar para a versão final das obras.
“É uma iniciativa incrível do FAM a de proporcionar o Teste de Audiência, porque é algo que os estúdios e streaming fazem muito, e é custoso, mas muito afetiva. É uma chance de você ter um olhar do público, que é diferente do olhar do executivo e das pessoas que fazem Cinema e TV. É uma oportunidade de saber se você está passando a mensagem certa, se seu filme pode melhorar. Aqui vamos conseguir entender como esse filme afetou cada pessoa; algo que você não experiencia quando coloca seu filme no mundo. A arte é um diálogo. E o festival vai proporcionar isso", detalha Patrícia, que possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de audiovisual e marketing, liderando projetos criativos, estratégias de comunicação e equipes multidisciplinares.
"Nossa participação no Teste de Audiência da Mostra WIP é fundamental, vai ser um passo importantíssimo pra gente, no sentido de retorno para a obra. Espero que tenhamos um número grande de pessoas na sessão, para elas terem a experiência do filme", conta o diretor de Mistério No Seridó, Carlos Mello, que também apresentou o longa no Encontro de Coprodução do Mercosul. "Esse networking é mágico, principalmente para nós que somos produtoras pequenas. É essencial um evento desses, em que temos a oportunidade de fazer esse contato com grandes players. Mesmo que não saiamos com uma coprodução, só o fato de ter essa dinâmica, já faz com que você apareça".
As sessões da Mostra WIP do FAM 2025 acontecem até 9 de setembro, sempre às 19h30 na Sala Petrobras, do Cine Show do Beiramar Shopping, em Florianópolis. Neste ano, o FAM tem o patrocínio master da Petrobras, que contempla o festival pela seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, com recursos da Lei Rouanet. A programação completa do Festival está disponível no site oficial www.famdetodos.com.br e nas redes sociais (@famdetodos).
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da APRO, BRAVI e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.