
Encontro neste sábado (6) teve representantes do Paraguai, Argentina e Brasil
A mesa A Identidade é a Nossa Marca neste sábado no 9º Encontro de Coprodução do Mercosul, Especial Ibero-América - ECM+LAB 2025, discutiu como a identidade latino-americana pode ser um diferencial competitivo no mercado audiovisual. O encontro foi na manhã deste sábado, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.
A trajetória de Ainda estou aqui foi citada como um grande exemplo para afirmar a potência das histórias latinas. “Todos estão identificados, amamos este filme, essa é a identidade latino-americano, por isso trabalhamos em cooperação”, disse a argentina Anabel Jessenne, da Andar Consultoría Audiovisual, especialista em direito internacional e coproduções, que atuou no Incaa.
Anabel lembrou o histórico dos acordos que puseram em marcha as coproduções e aumentaram o alcance das histórias locais, começando com o Programa IBERMEDIA, em 1985 e em 1989 com o primeiro acordo latino-americano de coprodução. “O FAM é muito representativo do Mercosul, há dois anos surgiu aqui com a RECAM, o acordo de coprodução audiovisual do Mercosul”, lembrou.
O Paraguai estruturou recentemente suas políticas públicas para o audiovisual, a Lei de Fomento é de 2018, seguida da criação do Instituto Nacional do Audiovisual Paraguaio (Inap). “Por muitos anos se lutou por essa lei, que permite a consolidação da nossa cinematografia”, contou Jose Delvalle, diretor jurídico do INAP. O Paraguai avançou ainda mais, e agora 50% dos impostos das plataformas de streaming irão para o Fundo Nacional do Audiovisual Paraguaio.
Mauro Garcia, da BRAVI, lembrou que esse momento de reversão da globalização pode ser positivo para as histórias locais. “Nos enquadramos em formatos e estéticas do cinema americano que acabam nos empobrecendo, mas também tivemos Castelo Rá-Tim-Bum e Cocoricó, as novelas da Manchete, são histórias genuinamente brasileiras e fenômenos de audiência nos quais a gente se reconheceu”.
Para Marilha Naccari, presidente da Panvision, “nosso cinema ainda não é libertador, seguimos amarrados ao que o mercado quer. Mas o mercado que queremos são as histórias que estão nas ruas, nas feiras, e precisamos de regulações continentais, que nos apoiem quando há escassez”, completou.
O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da APRO, da BRAVI e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.