
Projeto fez parte dos Encontros SEBRAE, que iniciaram no ECM+LAB nesta sexta (5)
Como parte da programação do 9º Encontro de Coprodução do Mercosul, Especial Ibero-América – ECM+LAB 2025, os Encontros SEBRAE começaram no Majestic Palace Hotel com o tema Conhecendo o Projeto Objetiva - Empreendedorismo em Foco, com Odete Cruz, gerente executiva da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais - APRO.
O Projeto Objetiva é realizado desde 2013 numa parceria entre a APRO e o SEBRAE. Esta 3ª edição terá jornadas de 70 horas e dois focos principais: inteligência artificial generativa no audiovisual e legislação. “Hoje estamos vendo a responsabilização do produtor que utiliza IA sem critérios pelas plataformas de streaming e canais. Com o curso, buscamos fortalecer a utilização de IA, baseada na lei”, explica Odete Cruz. Quanto à legislação, o módulo é focado em aspectos de legislação relativa à IA e de prestação de contas.
O projeto é gratuito, e oferece por meio de Ensino à Distância (EaD), capacitação em gestão, legislação, distribuição, inovação/transmídia, branded content e internacionalização com profissionais renomados do mercado audiovisual, totalizando mais de 260 horas de aula. A capacitação já teve mais de 100 mil inscritos, sendo que mais de 70% concluíram todos os módulos.
Interessados podem se inscrever no site www.objetivaaudiovisual.com.br e acessar os conteúdos existentes. Os novos módulos deverão ser lançados em dezembro e estarão disponíveis em 2026.
Os Encontros Sebrae fazem parte de uma parceria desde 2021 entre a Associação Cultural Panvision, o SEBRAE e a APRO, e continuam neste sábado, às 15h30, com o tema Captação de Recursos, com Eva Laurenti e no domingo, sobre Distribuição e Comercialização, com Gabriel Gurman,
O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da APRO, da BRAVI e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.