Bolívia, México e Brasil nos debates do ECM+LAB 2025, especial Ibero-América

Set 05 | 2025

Primeira mesa de conversas da programação abordou formas de distribuição na América Latiina

O primeiro dia do 9º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB 2025, Especial Ibero-América, nesta sexta (5), apresentou a mesa Estratégias para Circulação de Conteúdo no Sul Global, com a presença de Sofia Márquez, da distribuidora IDA/Independent Distribution Agency, do México, Viviana Saavedra, do laboratório de projetos audiovisuais Bolivia LAB e Emerson Dindo, do DiALAB, iniciativa brasileira sediada em Salvador (BA).

Emerson Dindo questionou a concentração audiovisual nos países ocidentais e no Norte. “Os países do Sul global seguem funcionando como pequenas ilhas, precisamos conectar e transformar essas ilhas em corredores para fortalecer nossos mercados, imaginando caminhos coletivos”. Considerando a população brasileira de 213 milhões de pessoas e a dos países vizinhos, o potencial para distribuir e consumir conteúdos genuinamente nossos é muito grande, completou.

O Bolivia Lab realiza uma oficina internacional de roteiro há 14 anos, além de uma clínica de desenvolvimento de projetos, um programa com foco em distribuição e um encontro de cinema e comunidade. “No Lab Cine Comunidade e Diversidade buscamos modelos diversos de produção, conteúdos para gerar impacto, projetos coletivos, não industriais, que não encontram outras formas de serem feitos e exibidos. Na Bolívia é muito caro ir ao cinema, precisamos criar estratégias pois temos direito à soberania audiovisual nos nossos países”, observou Viviana Saavedra.

O México é o país latino-americano que mais produz audiovisual, mas também enfrenta dificuldades para chegar às telas, conforme Sofía Márquez. “O mercado local não consome filmes mexicanos, ao redor de 4%, para um país que produz 240 filmes por ano é ínfimo. Muitos chegam ao final sem saber o que fazer com os filmes, me corta o coração, pois são projetos feitos com tanta convicção”. Para ela, a distribuição deve ser pensada desde o início para conseguir chegar às salas. Entre as estratégias da IDA estão promover estreias internacionais em festivais e cobrar cotas de projeção.

O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais. 

Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.

 O  29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da  Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE -  Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

 

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