
Primeira conversa trouxe fornecedor de ecogeradores movidos a etanol
A Associação Cultural Panvision iniciou nesta quarta, 21, o primeiro webinário do Ciclo Ecovision sobre práticas e fornecedores sustentáveis no setor audiovisual, com o convidado João “Jovis” Arruda, da Liconic Technology e a participação de Gustavo Castro e Marilha Naccari, do Grupo Ecovision, e dos entrevistadores e pesquisadores Igor Miguel e Karla Ransdorf Caballero.
A diretora-presidente da Panvision, Marilha Naccari, lembrou que a Panvision contribui há 28 anos para a geração de políticas transformadoras do audiovisual, uma delas o desenvolvimento do Selo Ecovision, para reconhecer empresas que adotam práticas sustentáveis em suas produções.
O objetivo dessas conversas é discutir questões de inovação, curadoria e metodologia sobre sustentabilidade para a cadeia do audiovisual. “Não é sobre ser uma empresa exclusiva de sustentabilidade, mas que tenha no seu DNA essa concepção, que compreenda a cadeia de valor e a transição para a sustentabilidade real”, ressaltou Marilha.
Gustavo Castro destacou o lançamento, em julho, da 1ª edição do Catálogo de Fornecedores Sustentáveis para a produção audiovisual da América Latina, realizada pelo grupo de trabalho Ecovision. “Já são mais de 50 empresas e temos novos interessados, é um documento vivo e todas as empresas que queiram somar são bem-vindas, de todos os países da América Latina”. Disponível no site https://panvision.com.br/ecovision.php, o documento apresenta uma lista com empresas da Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e Uruguai que atuam nessa perspectiva.
Uma das empresas no catálogo, a Liconic Technology, de Sorocaba/SP, é uma startup que atua com soluções de energia limpa. Criou o primeiro gerador movido a etanol do país, com emissão de carbono sete vezes menor que a do diesel. São ecogeradores estacionários e portáteis, com bom custo-eficiência e baixo ruído.
“Utilizar o etanol é uma estratégia de soberania nacional, um combustível muito eficiente no país, que vai ficar ainda mais economicamente e ecologicamente sustentável nos próximos anos. Somos uma empresa pequena em um mercado novo, temos responsabilidade com a ecologia e as pessoas e o propósito de tornar o equipamento cada vez mais barato, para que a gente deixe de usar combustível fóssil para queima”, considerou Jovis Arruda.
A Liconic tem experiência em eventos e desenvolve parceria com uma produtora que realizou o primeiro longa-metragem brasileiro a compensar totalmente suas emissões de carbono, A Espera de Liz, de Bruno Torres.
O webinário pode ser visto na íntegra neste link.
O próximo encontro será em 18 de setembro, com o tema “Como preparar o manifesto de sustentabilidade do seu projeto para apresentar em Fundos”. Em breve, as inscrições gratuitas estarão abertas.
O Selo Ecovision é uma ação do Plano Anual de Atividades da Panvision e é desenvolvido através da Lei de Incentivo à Cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com apoio institucional PróMálaga. Com apoio Wana e o incentivo do Grupo Krona. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.