FAM 2025 divulga a programação da 29ª edição

Ago 19 | 2025

Festival ocorre de 4 a 10 de setembro, em Florianópolis, com mais de 70 filmes, 100 atividades e o encontro de mercado de cinema ibero-americano ECM+LAB 

Em sua 29ª edição, o Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025, transforma Florianópolis novamente na capital do cinema ibero-americano. Realizada de 4 a 10 de setembro no Cine Show Beiramar Shopping, esta edição de quase três décadas consecutivas promovendo o cinema brasileiro e internacional apresenta 73 filmes de 11 países, entre longas e curtas-metragens em competição e convidados, oficinas, palestras, o Projeto Rally Panvision - Edição Floripa 2025 e o 9º Encontro de Coprodução do Mercosul, especial Ibero-América, no Majestic Palace Hotel, somando mais de 100 atividades durante os dias do Festival.

Serão oito Mostras Competitivas, em que os selecionados concorrem ao Troféu Panvision de Melhor Filme pelo Júri Popular e Júri Oficial: a Mostra Curtas (12 filmes), Mostra Curtas Catarinense (5), Mostra Longas (6), Mostra Infantojuvenil (10), Mostra On-line (10), Mostra Especial Lei Paulo Gustavo (5), Mostra Videoclipes (5) e Mostra Work In Progress (5), com filmes em fase de pós-produção.

Quinze produções são convidadas: o filme de abertura, documentários em sessões seguidas de debates no Conversas FAM de Cinema (8 filmes) e a Mostra On-line ICPlay (6), uma parceria entre o FAM e o Itaú Cultura Play, que amplia o alcance dos filmes na plataforma de streaming para todo o país durante um mês. 

A Cerimônia Oficial de Abertura será dia 4, quinta-feira, às 17h. O filme convidado de abertura desta edição é o curta-metragem de ficção catarinense Notícias da Lua, de Sérgio Azevedo. Às 20h30 inicia a primeira sessão da Mostra Longas, com o documentário paraguaio Kuarahy Ára - El Tiempo del Sol, de Hugo Gamarra Etcheverry. O encerramento será no dia 10, às 19h, com a cerimônia de premiação. As sessões do FAM 2025 contam com recursos de acessibilidade, incluindo Legendas para Surdos e Ensurdecidos - LSE e Libras em tela.

A produção catarinense vem com bastante representatividade, 17 filmes participando em diversas mostras e formatos, sendo realizações da capital e nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Guarda do Embaú, Itajaí, Itapiranga, Maravilha, Mondaí, Paulo Lopes, Penha e Tubarão. 

Duas Oficinas e uma Masterclass também fazem parte da programação do Festival. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/produtor/panvision. Serão oferecidas 20 vagas para as oficinas com Jana Wolff e Gisela Chicolino e 30 vagas para a masterclass com Stefano Vaccarino. 

Além disso, o FAM vai realizar o Projeto Rally Panvision - Edição Floripa 2025  que reúne jovens latino-americanos selecionados para realizar cinco curtas-metragens em 100 horas contínuas. Os filmes serão exibidos na cerimônia de encerramento do Festival.  A programação conta ainda com o 9º Encontro de Coprodução do Mercosul, especial Ibero-América, que promove coproduções, estratégias de desenvolvimento, distribuição e negócios internacionais, com destaque este ano para a presença de projetos de Portugal e Espanha, além da América do Sul. 

Confira a programação completa do FAM 2025 no site www.famdetodos.com.br

O  29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da  Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do EDITAL Nº 038.000/SMCLP/2024 especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE -  Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Programação Mostras Competitivas

>Mostra Longas
Com seis filmes de destaque na cinematografia latino-americana, inicia no dia 4 às 20h30, com Kuarahy Ára - El Tiempo del Sol, de Hugo Gamarra Etcheverry, produção paraguaia em busca do reencontro com a equipe do filme "Lo que ve el sol", realizado por um francês no Paraguai em 1968, que comoveu o diretor na adolescência durante a ditadura. Dia 5 será a estreia no Brasil da ficção venezuelana Alí Primera, de Daniel Yegres Richard, cinebiografia sobre o cantor e compositor popular Alí Primera. No dia 6, a programação traz Escritor, de Paula de Luque, ficção da Argentina sobre um jovem escritor que testemunha uma revolta contra a ditadura militar no país e sai em busca de sobreviventes do massacre. 

O filme de domingo, 7, é Soñé Su Nombre, de Ángela Carabalí, documentário colombiano em que a diretora e sua irmã, após um sonho com o pai, no qual ele pede para que seja encontrado, vão até as terras indígenas onde ele desapareceu. Na segunda (8), outro documentário, Aprender a Sonhar, de Vítor Rocha, produção da Bahia que acompanha as lutas de estudantes indígenas, quilombolas e periféricos em seu ingresso na universidade levando saberes ancestrais. Por fim, mais um representante da Colômbia, Un Nuevo Amanecer, de Priscila Padilla, documentário que trata da experiência da diretora e de outras mulheres com a guerrilha no país e o Tratado de Paz.

>Mostra Videoclipes
Os videoclipes abrem a programação das noites, às 18h30. Serão exibidos cinco curtas-metragens, o portoalegrense Medo - RAVIH, de RAVIH, na sexta (5); Filosa - Serena Ciga & PocheBeats, de Ezequiel Soma, da Argentina, no sábado (6); Mujer TV - Cherlatte, de Pierina Espinoza, da Venezuela no domingo (7); D’Áfrika - Preto Tipuá, de Chico Rasta, do Piauí, na segunda (8), e encerrando terça (9) com o boliviano Por Última Vez - Corona & No Comparto Mis Amigos, de Samuel Castro Romero.

>Mostra Curtas e Curtas Catarinense
Iniciando em seguida dos videoclipes, a Mostra Curtas e Mostra Curtas Catarinense trarão 12 filmes do Brasil (produções da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Pará) e 5 internacionais, da Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Os curtas são tradicionalmente a mostra mais concorrida do Festival e todos os filmes catarinenses concorrentes são inéditos, marcam sua estreia no FAM. 

A primeira sessão, no dia 5, terá o curta catarinense Imagens de uma Despedida, de Nicolas Busato, a ficção argentina Insomnia, de Tomás Gonzalez Montalvo e o documentário paraibano A Nave Que Nunca Pousa, de Ellen Morais.

No dia 6, abre com o documentário catarinense Mascates de Sonhos, de Kristel Kardeal, seguido do documentário paraibano Serão, de Caio Bernardo e da ficção argentina Compraventa, de Tomás Murphy. A sessão do domingo, dia 7, terá o curta catarinense produzido em Maravilha O Fio de Ariadne, de Alex Schappo; a ficção Parirás, de Amandine Goisbault e Júlia Morim/PE; La Falta, de Carmela Sandberg, ficção coproduzida pela Argentina e Uruguai e a animação baiana Como Nasce Um Rio, de Luma Flôres.

A programação do dia 8 tem o documentário baiano Um Dia de Negão, de Rebeca Carmo e Analu, Rainha, de Raul de Lima, do Pará, a ficção catarinense A Lua dos Beijos Silentes, de Mika Queiroz, de Florianópolis, e a animação Mitã'i Churi, de Elian Guerin, coprodução Argentina-Paraguai. Por fim, no dia 9, a ficção colombiana ¡Salsa!, de Antonina Kerguelén Román, o experimental pernambucano Faísca, de Bárbara Kariri e a estreia da ficção de Florianópolis Adelante, Professora, de Ana Laura Baldo.

>Mostra WIP - Work in Progress
A Mostra WIP - Work in Progress acontece às 19h30 a partir do dia 5 e apresenta filmes em finalização que participam do ECM+LAB, especial Ibero-América. As sessões serão seguidas de teste de audiência com o público convidado, que poderá fazer sugestões para aprimorar o corte final. Participam da mostra a ficção peruana Donde Duermen Los Sueños, de Daniel Riglos, a ficção paraibana Mistério No Seridó, de Carlos Mello Jr., Al-Buhayra, de Lucas Moro e Manuel Rossell, coprodução Brasil-Espanha; Brutus, de Marcelo Toledo, ficção e coprodução Brasil-Argentina e El Gaga de La Cejas, de Jeissy Trompiz, da República Dominicana.

>Mostra Infantojuvenil
Serão exibidos 10 filmes, entre animação, ficção e documentário, em sessões divididas em um programa para o público com idades entre 6 a 9 anos e outro para adolescentes de 13 e 15 anos. A Mostra Infantojuvenil abre no final de semana, com sessões às 14h30, no sábado com o programa voltado para os pequenos e no domingo, aos adolescentes. Na segunda e terça-feira serão duas sessões diárias gratuitas para escolas e instituições previamente agendadas, pela manhã às 9h e à tarde às 14h30.

O programa para crianças terá filmes sobretudo de animação: Baile de Miriti, de Emily Cristiane, Le Petit et Le Géant, de Isabela Costa, Abraços, de Barcabogante, Debaixo do Pé de Pequi, de Maiári Iasi, A História de Ayana, de Cristiana Giustino e Luana Dias e Hay Que Saber Llegar, de Luber Yesid Zúñiga Ordóñez.

Para os adolescentes, a mostra apresenta os filmes Coisa de Preto, de Pâmela Peregrino/MG; Não é Sobre Pastéis, de Tiago Ribeiro/MG; Pequeno B, de Lucas Borges/MG e o documentário catarinense Tainá, de Renata Massetti, da Guarda do Embaú e Florianópolis.

>Mostra Especial Lei Paulo Gustavo
Exibida no sábado, às 16h, a Mostra Especial apresenta cinco filmes realizados principalmente em cidades do interior do Brasil graças ao incentivo público da Lei Paulo Gustavo. São eles: Americana, de Agarb Braga, de Belém/PA; Esta Noite Minha Alma Partirá, de Igor Vasco, Francisco Morato/SP; Mãos Rapper, de Giuliano Robert, Curitiba/PR, que estreia no FAM; Tapando Buracos, de Pally e Laura Fragoso, do Vale do Catimbau/PE e Vermelho de Bolinhas, de Joedson Kelvin e Renata Fortes, de Santana do Cariri/CE.

>Mostra On-line 
Disponível de 5 a 9 de setembro, com filmes que poderão ser vistos no canal do YouTube famdetodos, apresenta 10 obras, a maioria inéditas em Santa Catarina: os documentários À Flor da Pele, de Danielle Villanova RJ/BA; Todos os Voos se Desdobrarão, de Gabriela Boeri e Leticia Rheingantz/SP, Travessia, de Karol Felicio/ES e Quadrados, de João Pedro Costa/PE; as ficções Las Cenizas Están Quemando, de Lucas Leônidas, Argentina-Brasil, Marmita, de Guilherme Peraro/SP-PR, O Sonho de Anu, de Vanessa Kypá/PB e Todo lo Que Se Transforma, de Fran Caffarel, da Argentina, além do experimental argentino Miren Felder, de Malen Otaño e a animação O Medo Tá Foda, de Esaú Pereira/CE.

Filmes Convidados

>Filme de abertura
Notícias da Lua, de Sérgio Azevedo será exibido no dia 4 de setembro, após a Cerimônia de Abertura do FAM 2025.

>Mostra On-line  ICPlay 
Os filmes da Mostra ICPlay ficam disponíveis gratuitamente a partir de sexta-feira, 5 de setembro, no site https://www.itauculturalplay.com.br, até 4 de outubro. A mostra traz uma retrospectiva com produções catarinenses emblemáticas da programação do FAM dos últimos anos,  Homens Pink, de Renato Turnes, O Último Filme de Meu Pai, de Fabi Penna, Pele Negra, Justiça Branca, de Cinthia Creatini da Rocha, Valeska Bittencourt e Vanessa Rosa Gasparelo, Quem Precisa de Identidade?, de Kátia Klock e Márcia Navai, Mar que Nos Rodeia, de Beatriz Silva e uma coprodução Brasil, Colômbia e França, Los Silencios, de Beatriz Seigner.

>Conversas FAM de Cinema
Espaço de exibição seguido de debate com os realizadores, têm entrada gratuita e acontece sempre às 16h. Na sexta (5), exibe quatro documentários com temática indígena e protagonismo feminino: Hermanas del Viento, de Julia Carrizo, da Argentina; Donas da Terra, de Ana Marinho, do Sergipe; Wadja, de Narriman Kauane, Pernambuco e Rami Rami Kirani, de Lira Huni Kui e Luciana Huni Kuin, do Acre. No domingo, dia 7, é a vez do documentário Os Naufragados, de Jorge Peña Martín, coprodução Brasil-Espanha que traça paralelos entre a praia de Naufragados, em Florianópolis, e Málaga, na Espanha, discutindo questões de preservação e especulação imobiliária. Dia, 8, outro longa catarinense, Pedra Vermelha, de Ilka Goldschmidt e Cassemiro Vitorino, fala sobre 40 anos de luta contra dezenas de projetos de construção de hidrelétricas no Rio Uruguai. Não Dá Pra Esquecer, de Fabi Penna e César Cavalcanti, é o filme do dia 9, e traz pensadores e lideranças dos movimentos sociais dialogando sobre o apagamento da memória coletiva, em meio ao surgimento de grupos extremistas que querem a volta da ditadura. Por fim, dia 10 será exibido Cobra Canoa, de Enio Staub, que acompanha o retorno de Doéthiro Álvaro Tukano ao Alto Rio Negro no Amazonas depois de 40 anos, em busca das tradições de seus ancestrais.

 

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