
Time de profissionais do audiovisual orienta a criação de cinco curta-metragens durante 100 horas no FAM
Uma das atividades mais intensas do FAM, o Projeto Rally Panvision reúne equipes de estudantes e jovens latino-americanos para uma maratona de criação de filmes a partir do zero. Do argumento ao roteiro, filmagem, montagem e finalização, cinco filmes são produzidos em 100 horas contínuas.
Pelo sétimo ano, o Projeto Rally Panvision - Edição Floripa 2025 será realizado durante a 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025, de 4 e 10 de setembro no Cine Show Beiramar Shopping, em Florianópolis.
Os 30 selecionados desta edição terão direito a hospedagem, alimentação e serão disponibilizadas 15 bolsas para pessoas pertencentes a grupos minorizados. O auxílio vai custear 50% do valor gasto no transporte para deslocamento até Florianópolis, podendo atingir o valor máximo de R$ 700 a ser reembolsado.
Conheça os tutores e o mentor desta edição:
Ricardo Kenski é coordenador e tutor. Formado em Rádio e TV pela FAAP, tem especialização em documentário pela EICTV (Cuba) e mestrado pela Facultad Blanquerna (Barcelona). Já atuou em empresas como HBO, MTV, Comedy Central, National Geographic Channel e Eurochannel. O semanário Greg News e o documentário Confisco (pela HBO); a série de comédia A Culpa é do Cabral e o reality Deu Positivo (pela Paramount) são alguns dos projetos que produziu. Atualmente lidera a área de desenvolvimento de projetos pela produtora Impossível.
Joyce Prado é diretora, roteirista e fundadora da Oxalá Produções, empresa focada em conteúdos sobre a cultura e comunidade afro-brasileira e diaspórica. Diretora premiada na 44•Mostra de São Paulo, no Music Video Festival Awards (M-V-F, 2020) e Women’s Music Event (WME, 2018, 2021, 2024). Assina roteiro e direção da série The Beat Diaspora - YouTube Originals - e da série Ancestralidades, canal Arte 1 e Fundação Tide Setubal. Membra-fundadora da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN)
Spike Luu é diretor, roteirista e produtor audiovisual, fundador da produtora Cinemas Possíveis. No mercado audiovisual desde 2012, possui no currículo diversos trabalhos, incluindo ficção, documentários, séries e performances em vídeo. Suas obras foram exibidas, discutidas e premiadas em mais de 30 países.
Iván Molina, o Mentor desta edição, é sociólogo e cineasta boliviano, com formação em Sociologia (UMSA e UCA - Nicarágua) e estudos em cinematografia na EICTV (Cuba) e no Banff Centre (Canadá). Realizador de cinema documental, tem mais de 200 obras produzidas. É referência na realização audiovisual comunitária com povos indígenas, juventudes e coletivos sociais na América Latina. Fundador e assessor da Escola de Cine y Artes Audiovisuales da Bolívia, também colaborou com projetos no Brasil, México, Canadá e Europa.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do EDITAL Nº 038.000/SMCLP/2024 especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.