
Desenvolvido desde 2024 pelo grupo de trabalho EcoVision, o manual traz boas práticas de empresas de seis países com perspectiva global
A Associação Cultural Panvision anuncia nesta segunda-feira, 28 de julho, o lançamento da 1ª edição do Catálogo de Fornecedores Sustentáveis para a produção audiovisual da América Latina, realizada pelo grupo de trabalho EcoVision. O manual apresenta uma lista com empresas de seis países com perspectiva global em todas as produções, escalas e temáticas que envolvem as questões ambientais, sociais e econômicas. São eles: Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e Uruguai.
O Catálogo EcoVision não é uma certificação, mas uma listagem de empresas que declararam operar com boas práticas de sustentabilidade. Os fornecedores apresentados no manual representam ações diferenciadas que podem servir como estudos de caso e inspiração para a replicação de modelos sustentáveis adaptados a diferentes realidades locais.
Além de atender à crescente demanda por soluções sustentáveis, o Catálogo EcoVision promove uma mudança estrutural na forma como a produção audiovisual é planejada e executada. “A sustentabilidade deixou de ser um diferencial para se tornar um compromisso essencial. A transição para práticas mais responsáveis no audiovisual depende de decisões conscientes e acessíveis a todos os profissionais do setor. O Catálogo EcoVision é um convite para repensarmos juntos o impacto das nossas produções e construirmos um setor audiovisual mais equilibrado, inovador e sustentável”, afirma a diretora-presidente da Panvision, Marilha Naccari.
Os fornecedores listados no catálogo foram avaliados com base em três pilares: Sustentabilidade Ambiental; Compromisso Social e Inclusão; Governança e Transparência. O processo de seleção contou com indicações de redes do setor audiovisual e entidades especializadas, pesquisas de mercado e análise de certificações ambientais e sociais, e formulários e entrevistas realizadas pelos pesquisadores Igor Miguel da Silveira Rosa e Karla Ransdorf A. Caballero, que validam as práticas sustentáveis. Confira o catálogo no site neste link.
No final do ano passado, a Associação Cultural Panvision também lançou oficialmente a Calculadora EcoVision, uma inovação pioneira no continente latino-americano para medir e reduzir a pegada de carbono em produções audiovisuais, idealizada pelo grupo de trabalho EcoVision em parceria com a PróMálaga, da Espanha. O grupo foi criado em 2021 e é formado por seis profissionais da área cinematográfica: Alejandra Marano (Argentina), Daniel Celli (Brasil), Gustavo Castro (Argentina), Marilha Naccari (Brasil), Mauro Garcia (Brasil) e Tiago Santos (Brasil).
Idealizador do Ecovision, Tiago Santos, diretor executivo da Panvision, destaca ainda que o projeto surgiu com o propósito de conscientização da importância das boas práticas para o desenvolvimento sustentável no setor audiovisual para reduzir os impactos ambientais das produções, impulsionar a economia e gerar novas oportunidades de trabalho. “Desde o começo do EcoVision, a ideia sempre foi ajudar quem produz audiovisual a pensar sustentabilidade na prática. Primeiro lançamos o Selo de Intenção EcoVision, depois a Calculadora de Pegada de CO2, e agora damos mais um passo com o Catálogo de Fornecedores Sustentáveis. Queremos facilitar conexões com quem já trabalha com responsabilidade ambiental, social e econômica. Fico muito feliz em apresentar essa terceira ferramenta”, ressalta Tiago.
O EcoVision está alinhado também à Agenda 2030 da ONU, e é construído com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Selo EcoVison é uma ação do Plano Anual de Atividades da Panvision e é desenvolvido através da Lei de Incentivo à Cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com apoio institucional PróMálaga. Com apoio Wana e o incentivo do Grupo Krona. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.