
Importantes nomes do cinema vão marcar presença no evento de mercado durante o FAM 2025
O 9º Encontro de Coprodução do Mercosul especial Ibero-américa vai contar com um time de profissionais de destaque do audiovisual nacional e internacional. O importante evento de mercado integra a 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025, que será realizado entre 4 e 10 de setembro.
Os realizadores e produtores devem estar atentos ao prazo de inscrições que se encerra dia 2 de maio. Elas devem ser realizadas de forma on-line no site www.famdetodos.com.br na aba ECM. Consulte o regulamento no link.
O evento foca na integração de produtoras e players do setor audiovisual, promovendo oportunidades de coprodução, desenvolvimento, distribuição e estratégias de negócios internacionais na América do Sul e, este ano, também na Ibero-América. O encontro é um espaço dinâmico para a troca de experiências, conexões de negócios e fortalecimento da coprodução internacional. Uma importante mudança nesta edição, é a abrangência do evento, que além dos países da América Latina também integra Portugal e Espanha.
Na modalidade LAB + Negocial, serão selecionados até 24 projetos: 12 para o LAB, contemplados com bolsas IBERMEDIA para participação presencial, e 12 para o ECM Negocial. Também são reservadas quatro bolsas para os projetos brasileiros, cujos representantes pertencem a grupos minorizados (pessoas negras, indígenas, com deficiência, ou LGBTQIAPN+). A bolsa IBERMEDIA dá direito ainda a Passagem, Hospedagem e Alimentação para dois representantes por cada projeto, sendo uma pessoa autora e outro a pessoa produtora.
A etapa LAB será realizada entre 3 de junho e 31 de julho e prevê encontros on-line com consultores especializados da Panvision (sustentabilidade e mercado) e seis sessões de consultoria individualizada. Os projetos selecionados poderão agendar até cinco reuniões individuais com players de escolhidos na etapa Negocial.
Conheça o time de consultores:
Addis Mosqueda
Addis Mosqueda é produtora criativa e agente de vendas na Matices Media, agência especializada no desenvolvimento, empacotamento e venda internacional de projetos, bem como a formação de talento para clientes como Sony Pictures, Egeda e o Bolívia Lab.
Aletéia Selonk
Produtora audiovisual, fundou a Okna em 2006 e tem em seu currículo importantes produções nacionais como os longas “Até que a Música Pare”, “Uma Carta para Papai Noel”, “A Primeira Morte de Joana”, “Mulher do Pai”, e a animação “As Aventuras do Avião Vermelho”. Acumula experiência em várias coproduções internacionais.
Alejandra Marano
Produtora com experiência em finanças e planejamento, especializada em temáticas relacionadas com a Agenda 2030. É Coordenadora de Integração Estratégica e Impacto Social na EcoVision, que faz parte da Associação Cultural Panvision, Diretora Criativa e Artística da Construir TV e Construir CINE na Argentina, co- mentora do Séries LAB e diretora do ODS LAB no Sanfic Indústria do Chile.
Emerson Dindo
É cofundador da Portátil e DiALAB e lidera projetos em parceria com vários países. Dindo é diretor do filme "Kakawa", produtor da série "Retrato Íntimo" e foi produtor executivo da série "O Enigma da Energia Escura" (Globo). Dirige a plataforma DiALAB, que realiza um dos principais programas de aceleração de projetos audiovisuais do Brasil.
Gabriela Sandoval
Produtora, gestora cultural, programadora e distribuidora audiovisual. Fundadora do Santiago Festival Internacional de Cinema, e diretora do SANFIC Indústria. Desde 2015 lidera a área de distribuição cinematográfica de Storyboard Media. É presidente da Associação de Produtores de Cinema e Televisão, APCT. É representante de Chile na FIPCA, Federação Ibero-americana de Produção Cinematográfica e Audiovisual, e é co-diretora de CinemaChile, agência que promove o audiovisual chileno no mundo.
Gustavo Castro
Gustavo trabalha para a Zylo, empresa francesa voltada à monetização de conteúdos. Como consultor, assessora empresas do mundo do entretenimento digital, além de produtores e distribuidores de conteúdos. Foi um dos pioneiros do streaming na Argentina e Latam e durante 14 anos liderou o desenvolvimento de produtos inovadores do entretenimento digital para a América Latina.
Ibirá Machado
É distribuidor de cinema na Descoloniza Filmes. Ibirá Machado é formado em Geografia pela Universidade de São Paulo, atua no audiovisual desde 2009. Ele fundou a Descoloniza em 2017, com foco em produções de narrativas decoloniais, tendo levado mais de 30 obras aos cinemas brasileiros.
Laura Villegas
É mestre em roteiro e desenvolvimento audiovisual e tem mais de 10 anos de experiência no setor. Laura Villegas já trabalhou como produtora, roteirista e assistente de direção. Atualmente se dedica ao desenvolvimento de séries de ficção para o território latino-americano na Warner Bros Discovery.
Lucila Frank
Cineasta argentina com mais de uma década de experiência como assistente de direção em cinema, séries e publicidade. Desde 2020, é responsável pelo lançamento comercial nos cinemas de mais de 20 filmes por ano na Argentina, trabalhando para a renomada distribuidora Cinetren. Além disso, participa ativamente da busca, curadoria e promoção de filmes latino-americanos em desenvolvimento.
Milagros Tuccio
Produtora e criadora audiovisual com ampla experiência em TV aberta, a cabo e streaming. Experiência em aquisição e curadoria de conteúdo para diversas mídias e participante de Mercados Internacionais do setor. Júri do Emmy Awards Internacional, Platino Awards, Iber Séries, entre outros. Complementa a profissão com uma cátedra universitária.
Patricia Carvalho
Especialista em conteúdo audiovisual, com 25 anos de experiência na produção de documentários e projetos de storytelling. Como Unscripted Content Manager na Warner Bros. Discovery e gerente de Produções Originais da HBO Latin America, foi responsável, por 8 anos, pela curadoria, desenvolvimento e produção da linha documental do selo HBO. Agora, atua de forma independente em parceria com produtoras e players.
Viviana Saavedra
Empreendedora, especialista em direção e produção de cinema e audiovisual, gestora cultural, consultora em temas de comunicação e indústria criativa, criadora de um dos eventos mais importantes, o Bolivia Lab: um laboratório de cinema em nível ibero-americano, e da nova plataforma de formação denominada Alma.
O ECM+LAB especial Ibero-América faz parte da programação do FAM 2025 e conta com o apoio institucional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e Brazilian Content. Com apoio do Projeto Paradiso e do Programa Ibermedia. Realização Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.